Jogos Mortais: Jigsaw

JogosMortaisJigsaw

Mal-falado pela Crítica. Um dos Melhores Filmes de Terror/Suspense do Ano. Jogos Mortais foi uma imensa surpresa quando foi lançado em 2005 com uma trama policial bem planejada, uma tensão sufocante e um final que ainda hoje surpreende, onde ainda revelou o diretor James Wan (que hoje se tornou um dos grandes nomes do gênero) e deu sobrevida ao gênero torture porn (e com ele veio dúzias de filmes assim, como O Albergue). O sucesso de Jogos Mortais foi tão grande, que rendeu seis continuações lançadas ano por ano até 2010 (chegaram a chamar de evento anual), todas elas conseguiram manter um ótimo nível, com a história ficando cada vez mais rocambolesca e surpreendente, assim como as armadilhas que ficaram mais criativas (e por vezes, exageradas). Sete anos depois do último filme, resolveram dar uma sobrevida à franquia, e este Jogos Mortais: Jigsaw chega a ser tão bom quanto os anteriores e até consegue retornar às suas origens, embora sem o mesmo frescor de outrora, soando um pouco mais do mesmo.
Investindo mais na trama de investigação do que nas armadilhas (temos apenas um único jogo ocorrendo ao longo da trama), o filme consegue ser tenso e nos instiga a querer descobrir as viradas, e as armadilhas revelam-se bem menos gráficas e exageradas do que os anteriores, sendo bem contido nesse aspecto (a exceção ficaria com a última morte que é de longe, a mais pesada).
E agora falo um pouco sobre o roteiro e das reviravoltas: Pela primeira vez, o roteiro da série não conseguiu criar um desfecho impactante e realmente surpreendente como os anteriores. Na metade do filme, somos levados a crer que Jigsaw realmente está vivo (e o momento que o personagem reaparece é o ponto alto do filme). Mas aí vem a reviravolta final de que os jogos que estávamos acompanhando aconteceram anos atrás e que existe sim um imitador que também é pupilo do próprio Jigsaw quando ele estava vivo (a ideia de um imitador é ótima, então pra quê fazer o imitador ser pupilo do Jigsaw?), tornando aquela reaparição de Jigsaw como um falso artifício para surpreender e que no final das contas, ao invés de surpreender, apenas fez o espectador de bobo (e da pior maneira), e que ainda é usado naquele momento para desviar a atenção de uma pequena falha: A armadilha em espiral é revelada guardada em um quarto antes de acontecer nos jogos que estávamos acompanhando, sendo ainda explicada que foi utilizada nos primórdios das armadilhas, entregando a virada. Com essa reviravolta deixam-se muitas questões em aberto: Por que esse aprendiz resolveu aparecer somente agora, depois de todos esses anos? Onde está o cadáver de John Kramer? E para piorar, o filme não sobrevive em uma revisão já que ao saber das reviravoltas, percebe-se claramente todas as trapaças do roteiro, e que em retrospecto, não faz o menor sentido e que deixa imensos furos, como o fato da armadilha em espiral estar no estúdio de Eleanor que também foi usada para a armadilha oficial e principalmente, toda e qualquer sequência envolvendo Logan e Eleanor não faz o menor sentido os diálogos que eles têm já que os dois claramente planejaram juntos a armadilha. Mas para os fãs da franquia, fica um sentimento decepcionante de não termos muitas citações a personagens e eventos anteriores (principalmente em relação ao dr. Gordon e ao detetive Hoffman). Caso a franquia continue daqui pra frente, espero algo diferente e inovador, assim como o primeiro filme conseguiu ser na época.
Contando com boas atuações e direção, uma fotografia eficiente, uma excelente maquiagem, ótimos efeitos especiais, um design de som muito bom, uma ótima montagem (apesar de ter se tornado lugar comum da franquia quando o terceiro ato ocorre em meio a diversos eventos paralelos, o efeito ainda é eficiente), uma trilha sonora muito boa (e é bacana ouvir os famosos temas da franquia sendo reutilizados e atualizados), uma história envolvente e tensa, enfim, é um ótimo filme. Recomendado. Continuação de Jogos Mortais, Jogos Mortais 2, Jogos Mortais 3, Jogos Mortais 4, Jogos Mortais 5, Jogos Mortais 6 e Jogos Mortais: O Final. No Elenco do Filme está: Matt Passmore, Callum Keith Rennie (Uma Viagem Extraordinária e Caso 39), Clé Bennett (Zoom e Como Ela Dança), Hannah Emily Anderson, Paul Braunstein, Laura Vandervoort (Punhos De Aço e Mergulho Radical 2: Os Recifes), Mandela Van Peebles e Tobin Bell (O Pesadelo 2 e Jogos Mortais 1,2,3,4,5,6 e 7). Produzido por: James Wan (produziu Quando As Luzes Se Apagam e Annabelle 1 e 2 e dirigiu Velozes e Furiosos 7 e Invocação Do Mal 1 e 2). E na Direção está: Michael Spierig e Peter Spierig, os The Spierig Brothers (ambos diretores de O Predestinado e 2019 – O Ano Da Extinção).
Ótimo Filme!!!!
Assista Que Você Vai Gostar!!!!!
Nota: 8,5!!!!
Status do Filme: Já nas Locadoras

Gênero: Terror/Suspense
Duração: 92 Minutos [1h32]

Informações do DVD:
Idiomas do Filme em: Português e Inglês
Legenda e Menu Interativo do Filme em: Português
Formato de Tela: WideScreen Anamórfico 2.39
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: 5.1 Dolby Digital
EXTRAS:
Comercial – Pousada do Sandi
Trailer de Cinema
Trailers dos Próximos Lançamentos

Classificação Indicativa: 18 Anos
Inadequações: Violência Extrema e Conteúdo Impactante