Melhores e Piores Filmes de 2016

MelhoresePioresFilmesde2016

Muitos notam o dizer “Um dos Melhores Filmes do Ano” acompanhado de “Um dos Melhores Filmes de Gênero tal do Ano”, mas de todos os filmes que ganharam isso no início de cada crítica, qual desses realmente merecem estar no Top 5 – Melhores de 2016? Para montar essa lista, eu escolhi os filmes que me empolgaram, que me tiraram o fôlego, que me emocionou ou que causou alguma reflexão ou catarse. Claro, muitos dos que não entraram na lista também fizeram isso, mas esses aqui foram os que tiveram um impacto maior comigo. Sempre lembrando que o gosto de cada um é pessoal, por isso, é muito provável que muitos acabem não gostando dos filmes que considero os melhores de 2016, e por isso, se quiser, fique à vontade para concordar e discordar nos comentários. No próprio título do filme, já deixarei um link direto para a crítica do filme em questão. Aí vão os 5 melhores filmes de 2016:

1 – Rogue One: Uma História Star Wars
2 – A Chegada
3 – A Colina Escarlate
4 – Sing Street: Música e Sonho
5 – Capitão América: Guerra Civil

Menções Honrosas:
Decisão De Risco; Expresso Do Amanhã; Os Oito Odiados; Spotlight: Segredos Revelados; X-Men: Apocalipse; Star Trek: Sem Fronteiras; Doutor Estranho; Anomalisa; Zootopia; O PresenteA Incrível História De Adaline; O Regresso; Deadpool; Música, Amigos e Festa; A Bruxa; Rua Cloverfield, 10; The Babadook; Mogli – O Menino Lobo; Sicario – Terra De Ninguém; Invocação Do Mal 2; Joe; O Dono Do Jogo; Caça-Fantasmas; Jason Bourne; O Homem Nas Trevas; Aquarius; Hardcore: Missão Extrema; Os Caça-Noivas; Animais Fantásticos e Onde Habitam; (Des)encontro Perfeito; Perfeita é a Mãe!; Dois Caras Legais; Passageiros e O Quarto De Jack.

Se tivemos muitos excelentes filmes, também tivemos alguns filmes terríveis. E comparado com 2015, em 2016 vi filmes ainda piores que realmente merecem figurar na lista de piores do ano, que são esses:

1 – A Entidade 2
2 – Victor Frankenstein
3 – Mente Criminosa
4 – Orgulho e Preconceito e Zumbis
5 – Reza a Lenda

Menções Desonrosas:
Bata Antes De Entrar; Hitman: Agente 47; Pai Em Dose Dupla; Sem Retorno; A 5ª Onda; Boa Noite, Mamãe!; 50 Tons De Preto; Snoopy e Charlie Brown: Peanuts, O Filme; Invasão a Londres; Zoolander 2; Deuses Do Egito; Um Senhor Estagiário; Pais e Filhas; Terror Nos Bastidores; Angry Birds: O Filme; Grace De Mônaco; Para o Que Der e Vier; Jobs; A Era Do Gelo: O Big Bang; Truque De Mestre 2 – O 2º Ato; Demolição; A Lenda De Tarzan; Ben-Hur e O Juiz.

E como fã de filmes de ação, um dos meus passatempos favoritos é selecionar as melhores sequências de ação de 2016. Eu costumo tomar como critério as sequências de ação que se revelam empolgantes, inventivas e principalmente, criativas dentro do filme, e aqui estão elas:

1 – A sequência do Mercúrio em X-Men: Apocalipse
Depois de ver essa espetacular sequência pela primeira vez, fiquei impressionado com o que havia visto. Inventiva e de tirar o fôlego em seus três minutos, a sequência se torna ainda mais empolgante graças à excepcional escolha musical de Sweet Dreams (Are Made Of This). Essa sequência impressiona ainda mais com o 3D, e que devido à espacialidade que o formato adiciona, nos permite olhar a destruição e os detalhes com muito mais cuidado. Para completar a cereja do bolo, Evan Peters diverte e muito na forma como ele reage aos acontecimentos ao redor. E pode apostar que cada vez que você assistir essa sequência, você sempre descobrirá um pequeno novo detalhe.

2 – A perseguição na dimensão espelhada em Doutor Estranho
Assim como o primeiro lugar, essa sequência é extremamente impressionante com a inventividade e com os impressionantes efeitos especiais. Levando os personagens à uma dimensão em que as leis da Física inexistem, a dimensão espelhada é explorada de forma sem limites pelo próprio filme e que nos surpreende pelas imensas possibilidades da mesma. Esta sequência também é uma prova de um excelente uso de 3D, e os próprios enquadramentos fazem questão de ressaltar a extrema dimensionalidade do universo espelhado.

3 – A perseguição em Las Vegas em Jason Bourne
Todos sabem que a franquia Bourne estrelada por Matt Damon sempre teve as sequências de ação como seu ponto forte. E em seu novo filme, não foi diferente. A perseguição em Las Vegas consegue levar a franquia para outro nível com uma sequência desafiadora para as filmagens e que tem um resultado impressionante em tela e que ainda nos brinda com os quinze segundos mais impressionantes do ano, quando um carro-forte faz diversos carros capotarem de forma espetacular.

Menções Honrosas:
O terceiro ato de Rogue One: Uma História Star Wars; O tiroteio e a destruição em Jedha de Rogue One: Uma História Star Wars; A sequência de Hong Kong em Doutor Estranho; A perseguição na Grécia em Jason Bourne; A perseguição de carros em Deadpool; O início de O Regresso; O confronto no aeroporto em Capitão América: Guerra Civil; A perseguição ao Soldado Invernal em Capitão América: Guerra Civil; A luta entre Capitão América, Homem De Ferro e Soldado Invernal em Capitão América: Guerra Civil; A batalha dos bastardos no nono episódio da Sexta Temporada de Game Of Thrones; O clímax de Caça-Fantasmas; O resgate da tripulação em Star Trek: Sem Fronteiras; O terceiro ato de Star Trek: Sem Fronteiras; Quase o filme todo de Hardcore: Missão Extrema;

E como fã de filmes 3D, teve muitos filmes lançados em 3D, mas vou destacar aqui os que tiveram o melhor uso de 3D em 2016 (aqueles que o 3D realmente faz a diferença e que não é só um complemento adicional sem ser totalmente necessário para o filme) e levo como critério de avaliação a profundidade de campo, os efeitos que saem para fora da tela, a necessidade narrativa para o filme e se complementa a experiência cinematográfica:

1 – Doutor Estranho
A Marvel Studios passou a converter todos os seus filmes para 3D desde Thor, mas excluindo Guardiões Da Galáxia, nenhum conseguiu utilizar o 3D além de simples complemento. Mas o que Doutor Estranho faz com o 3D é algo sem precedentes e que dificilmente veremos parecido até o lançamento de sua continuação. Na verdade, é um daqueles raros casos em que eu tenho certeza que o filme não fará muito sentido em 2D. Uma das conversões para 3D mais impressionantes dos últimos anos e que certamente deveria servir de influência para muitos filmes que usam o 3D de forma pouco complementar.

2 – Mogli – O Menino Lobo
Um dos únicos filmes a ser filmados em 3D (junto com X-Men: Apocalipse e os filmes de animação), Mogli – O Menino Lobo leva o espectador a acompanhar Mogli ao longo da floresta. E cada vez que adentramos na floresta, mais nos impressionamos com os belíssimos cenários. E o 3D impressiona ao tornar praticamente tudo que vemos em cena em algo extremamente palpável e realista, incluindo os impressionantes animais em computação gráfica.

3 – Passageiros
Entrando de última hora na lista, o 3D de Passageiros impressiona ao dar uma imensa espacialidade e dimensão para a nave Avalon, mas também por mostrar o quão solitários estão os personagens dentro daquela imensa nave. E as tomadas espaciais ficam ainda mais impressionantes já que o espaço possui uma profundidade de campo que aparentemente não tem fim.

4 – Caça-Fantasmas
Falem o que quiser de as Caça-Fantasmas, mas é inegável dizer que o filme possua talvez um dos usos de 3D mais divertidos e interessantes dos últimos tempos. A opção de utilizar uma técnica em que objetos e elementos transitam para fora das tarjas pretas diverte não só pelos efeitos que saem para fora da tela, mas que acabam impressionando por escapar do universo do filme para o nosso, o que cria um efeito curioso.

Menções Honrosas:
O Bom Dinossauro; Alice Através Do Espelho; Warcraft – O Primeiro Encontro De Dois Mundos; X-Men: Apocalipse; Animais Fantásticos e Onde Habitam; Rogue One: Uma História Star Wars; Evereste; Caçadores De Emoção – Além Do Limite; A Era Do Gelo: O Big Bang e Pets: A Vida Secreta Dos Bichos.

4 comentários em “Melhores e Piores Filmes de 2016”

Deixe um comentário