A Freira

AFreira

Mal-falado pela Crítica. Um dos Melhores Filmes de Terror/Suspense do Ano. Em Invocação Do Mal 2, uma entidade demoníaca que assumia a forma de uma freira provocou arrepios em muita gente (inclusive eu), o que foi o suficiente para ganhar um filme próprio. A Freira aposta menos em atmosfera e tem como objetivo dar sustos, e consegue fazer isso com muita eficiência e é um ótimo filme.
Se diferenciando dos demais filmes da franquia através de uma construção visual diferente (os outros filmes eram basicamente ambientados em casas assombradas), em A Freira temos uma ambientação ideal para uma atmosfera do mais puro terror, onde concentra sua ação em uma espécie de castelo antigo (mérito do excelente design de produção), e é uma pena que o filme prefira se entregar às convenções do gênero (sustos barulhentos, vultos misteriosos, enfim, você sabe do que estou falando) e de alguns momentos previsíveis. Mas uma das minhas maiores surpresas com o filme é a forma como ele constrói a sua história visualmente, através da ótima fotografia e principalmente do figurino da protagonista. A partir do momento que entramos na abadia, a fotografia trata de frequentemente iluminar os personagens com uma luz vermelha, constantemente expondo a presença do mal no lugar e nos fazendo temer a morte dos personagens, além de prenunciar um provável destino ruim deles, e o figurino da protagonista, ao utilizar seu hábito branco (indicando pureza), faz o óbvio contraste com a freira demoníaca que veste preto (que já se apresenta no próprio cartaz), sendo bacana observar ao final do filme que ela passa a usar um complemento vermelho ao seu figurino branco, indicando o seu contato com o mal.
Deixando também alguns furos no roteiro (além daqueles típicos do gênero que personagens vão a lugares que jamais iríamos, me perguntei o motivo do padre Burke ter deixado a irmã Irene entrar sozinha na abadia quando poderia ir junto, além disso, é curioso que a entidade demoníaca consiga magicamente abrir uma cova com caixão, e após uma pessoa cair lá dentro, surgir terra do nada no lugar, o que me leva a crer que o demônio do filme também tem superpoderes, além disso, ao marcar um pentagrama nas costas da irmã Irene, o filme jamais menciona esse acontecimento, mesmo que saibamos em função de outros filmes do gênero, que ela será utilizada para algum ritual, uma obviedade que acontece pois parece que o demônio do filme viu muitos filmes do gênero também), A Freira diverte, dá alguns sustos e tem um ótimo clima de tensão, mas em um ano que já teve obras excelentes como Um Lugar Silencioso e Hereditário, acaba perdendo feio.
Contando com ótimas atuações (Demián Bichir é eficiente no seu personagem, Taissa Farmiga cria uma personagem bem interessante e muito melhor que o seu habitual, já que a atriz tem o costume de interpretar personagens meio sonsas, Jonas Bloquet se destaca como um bom alívio cômico e Bonnie Aarons com a sua freira, arrepia os cabelos dos espectadores em todas as suas aparições), uma boa direção (que se destaca nos bons planos, e que para cada boa ideia, como diversos sinos tocando e que atrapalham a protagonista para achar uma pessoa enterrada viva e até alguns bons momentos de humor como a hilária sequência das malas – que parece saída de Top Secret! Superconfidencial ou de Apertem Os Cintos, O Piloto Sumiu -, tem outras sem imaginação, como boa parte dos sustos, e a sequência que uma pessoa é enterrada viva jamais consegue explorar o desespero da situação, sem contar de uma sequência que copia de forma quase idêntica aquela envolvendo enfermeiras de Terror Em Silent Hill e ainda revela uma falta de atenção alarmante, pois a pessoa consegue encontrar um isqueiro dentro do caixão enquanto enterrada e quando a pessoa sai do caixão, descobrimos que ela estava dentro de um caixão com diversos ossos e até livros, que não apareceram antes), uma ótima maquiagem e trilha sonora, um design de som muito bom, uma história envolvente e tensa, enfim, é um ótimo filme. Recomendado. Spin-off de Invocação Do Mal 2. No Elenco de Primeira do Filme está: Demián Bichir (Alien: Covenant e Os Oito Odiados), Taissa Farmiga (Terra Violenta e seriado American Horror Story), Jonas Bloquet (Elle) e Bonnie Aarons (Invocação Do Mal 2). Produzido por: James Wan (produziu Sobrenatural 3 e 4 e Annabelle 1 e 2 e dirigiu Velozes e Furiosos 7 e Invocação Do Mal 1 e 2). E na Direção está: Corin Hardy (A Maldição Da Floresta). Ótimo Filme!!!!
Assista Que Você Vai Gostar!!!!!
Nota: 9!!!!
Status do Filme: Já nas Locadoras

Gênero: Terror/Suspense
Duração: 97 Minutos [1h37]

Informações do DVD:
Idiomas e Legendas do Filme em: Português (Brasil) e Inglês
Menu Interativo do Filme em: Inglês
Formato de Tela: Letterbox 2.40
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: Dolby Digital 5.1
EXTRA:
Um Novo Ícone de Filmes de Terror

Informações do Blu-ray:
Idiomas do Filme em: Português – Brasil, Inglês, Inglês – Áudio Descrição, Espanhol e Francês
Legendas do Filme em: Português – Brasil, Inglês, Espanhol e Francês
Menu Interativo do Filme em: Inglês
Formato de Tela: Letterbox 2.40
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: Inglês (Dolby Atmos TrueHD e DTS-HD MA 5.1) e Português – Brasil, Inglês – Áudio Descrição, Espanhol e Francês (Dolby Digital 5.1)
EXTRAS:
Trailers dos Próximos Lançamentos
Um Novo Ícone de Filmes de Terror
A Cronologia de Invocação Do Mal
Um Planeta Macabro
Cenas Excluídas

Classificação Indicativa: 14 Anos
Inadequação: Violência
Tema: Investigação Sobrenatural

3 comentários em “A Freira”

Deixe um comentário