Vidro

vidro

Um dos Melhores Filmes do Ano e Um dos Melhores Filmes de Suspense do Ano. Corpo Fechado, além de ser um filme excelente e com uma tensão absurda, conseguia subverter e comentar as histórias em quadrinhos de maneira brilhante, e foi um filme muito à frente do seu tempo, já que foi lançado numa época que os filmes de super-heróis ainda estavam muito distantes do sucesso que praticamente tomou conta do gênero nos dias de hoje e que arrasta uma multidão aos cinemas. Já Fragmentado surgiu como um ótimo filme de suspense (embora irregular em alguns aspectos, especialmente ao trapacear o suspense) e que surpreendeu a todos quando surgiu a reviravolta final que conectava o filme com Corpo Fechado, e o melhor de tudo é que revendo o filme sob a lógica de Corpo Fechado, o filme melhorava e se engrandecia. Surge então este Vidro, que não apenas supera as expectativas, como entrega um filme que encerra com chave de ouro uma das trilogias mais ousadas e diferentes dos últimos anos.
Concluindo uma sonhada trilogia, Vidro funciona principalmente por já conhecermos os filmes anteriores e se beneficia ao finalmente assumir o que a franquia tanto flertava: O cinema de super-heróis. Mas claro, o diretor M. Night Shyamalan, assim como nos filmes anteriores, vai completamente na contramão ao criar um filme bem mais intimista, menos explosivo e que não bombardeia o espectador com efeitos especiais que o gênero tanto tem feito em boa parte dos filmes lançados, o que acaba sendo um pequeno alívio ver um filme assim do gênero.
Discutindo o poder das histórias em quadrinhos e sua influência, Vidro é hábil também nas sequências que confronta o pensamento dos personagens que acreditam ter super poderes (e que estampam o cartaz do filme), já que isso atravessa a tela e nos leva a pensar sobre os diversos super-heróis e o mito ao redor da sua figura emblemática, além é claro de abraçar aquilo que o próprio gênero sublinha, de que podemos sim ser super-heróis à nossa própria maneira.
Fechando a história iniciada em Corpo Fechado de maneira ousada e bem diferente do esperado, Vidro encerra uma franquia perfeitamente e tão à frente do seu tempo, principalmente por subverter um gênero tão comum hoje.
Contando com atuações muito boas (James McAvoy é o destaque absoluto do filme e o ator transita com perfeição nas diversas personalidades revelando pequenas partes de cada uma assim como revela muito sobre a verdadeira identidade da Horda, e é incrível ver o ator mudar de uma personalidade para outra em um piscar de olhos, Bruce Willis é ótimo novamente como David Dunn, Anya Taylor-Joy está muito bem, Sarah Paulson traz imensa credibilidade à sua personagem e ainda consegue bater de frente com os três gigantes do filme e Samuel L. Jackson é fantástico e traz todo um intelecto genial para Sr. Vidro), uma excelente direção (M. Night Shyamalan, como sempre, constrói perfeitamente um clima de tensão constante do início ao fim e sempre num ritmo crescente e é incrível ver o diretor transitando entre o estilo de Corpo Fechado e Fragmentado, assim como seus ótimos longos planos, como um embate visto dentro de um furgão), uma fotografia e design de produção muito bom (e que sabiamente utilizam bem as cores, e respeitando a lógica visual dos filmes anteriores, como ao mostrar Sr. Vidro sempre vestido de roxo, David Dunn com detalhes verdes e a Horda com o amarelo, e merece menção a sequência em que os três estão na mesma sala com a psiquiatra interpretada por Sarah Paulson, e a cor da roupa dela é rosa, assim como a da sala, simbolizando seu poder sobre eles naquele momento), uma excelente trilha sonora (que transita muito bem entre os temas dos filmes anteriores, assim como cria um excelente tema inspirado em Dunkirk com um tique-taque que ressalta bem a tensão), um ótimo design de som, efeitos especiais muito bons (que são sempre orgânicos e não chamam a atenção para si), uma história envolvente e tensa, enfim, é um filme excelente. Altamente Recomendado. Continuação de Corpo Fechado e Fragmentado. Baseado nos Personagens Criados por M. Night Shyamalan. No Elenco de Primeira do Filme está: James McAvoy (Submersão e Fragmentado), Bruce Willis (Desejo De Matar – 2018 e Corpo Fechado), Anya Taylor-Joy (O Segredo De Marrowbone e Fragmentado), Spencer Treat Clark (O Último Exorcismo: Parte 2 e Corpo Fechado), Charlayne Woodard (Corpo Fechado e seriado Pose), Sarah Paulson (Bird Box e Oito Mulheres e Um Segredo) e Samuel L. Jackson (Dupla Explosiva e Corpo Fechado). Produzido por: Jason Blum (produziu Halloween e Fragmentado). E na Direção está: M. Night Shyamalan (A Visita e Fragmentado e Corpo Fechado). Excelente Filme!!!!
Assista Que Você Não Vai Se Arrepender!!!!!
Nota: 10!!!!
Status do Filme: Já nas Locadoras

Gênero: Suspense
Duração: 129 Minutos [2h09]

Informações do DVD:
Idiomas, Legendas e Menus Interativos do Filme em: Português, Inglês e Espanhol
Formato de Tela: WideScreen Anamórfico 2.39
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: 5.1 Dolby Digital

Informações do Blu-ray:
Idiomas, Legendas e Menus Interativos do Filme em: Português, Inglês e Espanhol
Formato de Tela: WideScreen Anamórfico 2.39
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: Inglês (5.1 DTS-HD MA) e Português e Espanhol (5.1 Dolby Digital)
EXTRAS:
Abertura Alternativa e Cenas Inéditas com Introdução do Diretor
Uma Coleção de Grandes Personagens
Uma Conversa com James McAvoy e M. Night Shyamalan
Trazendo a Equipe De Volta
David Dunn Contra a Fera
Quebrando o Vidro: As Proezas
Conectando o Universo de Vidro
M. Night Shyamalan: Atrás das Lentes
O Som de Vidro
Aprimorando o Espetáculo
Memorial Raven Hill
A Visão de Night

Classificação Indicativa: 14 Anos
Inadequação: Violência
Tema: Poderes Sobre-Humanos

3 comentários em “Vidro”

Deixe um comentário