The Aeronauts

TheAeronauts

Lançado nos Cinemas nos EUA e Reino Unido. Lançado Diretamente no Amazon Prime Video no Brasil. Revelando-se uma aventura empolgante, The Aeronauts é um filme ótimo e visualmente lindo, embora sua estrutura narrativa prejudique um pouco da experiência.
Narrando a história de um cientista e uma piloto que através de uma viagem de balonismo procuram fazer novas descobertas em relação à meteorologia, The Aeronauts procura criar uma narrativa tão movida pela ação que o diretor Tom Harper opta em iniciar o filme in media res (quando a narrativa já se encontra iniciada) onde em menos de dez minutos já vemos os protagonistas se preparando para a viagem e já saindo, e essa estratégia embora eficiente do ponto de vista da ação, sacrifica todo e qualquer envolvimento que já deveríamos ter com os protagonistas naquele momento (já que a primeira pergunta no início do filme é quem são aquelas pessoas e por quê estão fazendo isso?), e ao inserir flashbacks de maneira desajeitada ao longo do filme que procuram nos situar em relação às motivações dos personagens, o filme não só quebra o ritmo de diversas cenas, como fica bem claro que The Aeronauts deveria ter sido montado em cronologia linear, já que com isso teríamos uma noção melhor de quem são aquelas pessoas e aí sim, teria algum resquício de tensão para o início da missão. Sim, até temos um pouco disso na maneira como ele está, mas ao inserir desajeitadamente coisas como os conflitos que levaram a missão a ser inicialmente cancelada na metade do filme quando já sabemos que ela está acontecendo percebe-se o quão desnecessária é a decisão de montar o filme de maneira não linear.
E ainda assim, o diretor Tom Harper parece pesar um pouco a mão em diversos momentos dramáticos que ficam muito próximos de um carregado melodrama, mas no entanto, para cada má decisão o filme compensa com momentos visualmente lindos e carregados na pura aventura (e a decisão de aumentar a razão de aspecto quando chegamos no céu também merece créditos), e não tem como não se encantar com as belas tomadas aéreas que mostram a imensidão dos céus ou de outros momentos como o de um grupo de borboletas voando ao redor dos protagonistas que sempre se mostram fascinados com a aventura que estão vivendo, e as sequências mais tensas também são bem conduzidas e provocam alguma adrenalina ao nos dar uma noção de escala.
Ao menos curto, direto e com isso evitando uma trama cheia de excessos, The Aeronauts conta com boas atuações (Eddie Redmayne traz determinação ao seu personagem e Felicity Jones surge carismática e adorável), uma belíssima fotografia, um ótimo design de produção (que tem uma recriação de época que encanta pela sua leve estilização), impecáveis figurinos, uma excelente trilha sonora (que constrói bem seus temas mais belos que evocam uma grandiosidade e uma emoção enormes, assim como os temas mais ameaçadores que ressaltam o perigo da aventura e é memorável a decisão do compositor Steven Price de criar um coro que parece simular uma ventania sombria), fantásticos efeitos especiais e sonoros, uma história envolvente e tensa, enfim, é um ótimo filme. Recomendado. Inspirado em uma História Real. No Elenco de Primeira do Filme está: Eddie Redmayne (Animais Fantásticos e Onde Habitam 1 e 2 e dublou O Homem Das Cavernas), Felicity Jones (Suprema e Busca Sem Limites), Himesh Patel (Yesterday) e Tom Courtenay (A Sociedade Literária e a Torta De Casca De Batata e O Exército Do Papai). E na Direção está: Tom Harper (As Loucuras De Rose e A Mulher De Preto 2: Anjo Da Morte). Ótimo Filme!!!!
Assista Que Você Vai Gostar!!!!!
Nota: 9!!!!
Status do Filme: Disponível no Amazon Prime Video

Gênero: Aventura
Duração: 100 Minutos [1h40]

Classificação Indicativa: 12 Anos
Inadequações: Violência e Drogas Lícitas
Tema: Balonismo

2 comentários em “The Aeronauts”

Deixe um comentário