Parasita

Parasita

Um dos Melhores Filmes do Ano e Um dos Melhores Filmes de Drama/Suspense do Ano. “UAU! Que filmaço!”. Essas foram as palavras que cruzaram pela minha cabeça quando Parasita chegou ao fim. Se dependesse de mim, eu simplesmente diria apenas para que assista ao filme imediatamente, sem nem precisar elaborar uma crítica do filme.
Revelando-se o tipo de filme que é melhor apreciado ao ter o mínimo possível de informações a seu respeito, mas sem entregar muita coisa, Parasita é ancorado na família Kim e como eles vão de certa maneira se tornando parte da família Park (e isso acontece de uma maneira bastante criativa e engenhosa), até que a partir do segundo ato o roteiro investe em uma série de reviravoltas que vão culminando em uma escalada de acontecimentos surpreendente e impactante (e que confesso, tirou o meu fôlego diversas vezes), conseguindo alterar a atmosfera da narrativa de maneira impressionante indo da leveza inicial até a tensão absurda que passa a tomar conta a partir da metade do filme. É um roteiro absolutamente brilhante e com uma construção narrativa tão impecável (e melhor ainda, é imprevisível, algo raro hoje em dia) que se houver justiça no mundo, vencerá a todos os prêmios da categoria.
E como bom filme de Bong Joon Ho (que também assina o roteiro), Parasita também é ambicioso ao investir em subtemas reflexivos em relação à nossa sociedade e aqui o roteiro comenta sobre as desigualdades sociais, ressaltando o modo de vida entre ricos e pobres, onde aqui um dorme tranquilamente em uma noite de chuva intensa para no outro dia fazer uma festinha de aniversário, enquanto o outro está desesperado tentando salvar os bens mais úteis da sua residência alagada para dormir em um abrigo à noite, e como o primeiro sequer parece se importar com a situação dos menos favorecidos (observe como o design de produção parece indicar isso ao mostrar as famílias mais ricas no topo da rua – indicando um paraíso -, e os mais pobres a descer uma escadaria, simbolizando o inferno que vivem, além é claro, da eterna pirâmide social). E o que dizer do próprio título do filme e sua simbologia? Se a princípio, pensamos que o parasita é a família Kim, mais tarde quando a matriarca da família Park comenta que “fantasmas” atraem dinheiro, logo fica bem claro que pobre ou rico, um se aproveita do outro à sua própria maneira, e no final das contas somos todos parasitas um do outro.
Contando com atuações muito boas (Song Kang Ho, Choi Woo Shik, Park So Dam e Chang Hyae Jin são hábeis em criar uma dinâmica familiar extremamente convincente, nos ganhando pela simplicidade de cada personagem, já Lee Sun Kyun cria um homem de aparência bondosa e Cho Yeo Jeong é encantadora em sua ingenuidade), uma excelente direção, uma ótima fotografia (o plano que vemos de cima uma rua alagada é belíssimo), um excelente design de produção (que é impecável ao ressaltar as diferenças dos lares das famílias Kim e Park, transformando o lar dos Kim em uma casa apertada e aconchegante, e a enorme mansão dos Park em um lar visualmente impressionante e majestoso), uma eficiente trilha sonora, um ótimo design de som, uma história envolvente e tensa, enfim, é um filme fantástico e excelente. Altamente Recomendado. Vencedor de 4 Oscar 2020 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção – Bong Joon Ho, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original, foi também indicado nas categorias de Melhor Design de Produção e Melhor Montagem. No Elenco do Filme está: Song Kang Ho (O Motorista De Táxi e Expresso Do Amanhã), Lee Sun Kyun (Um Dia Difícil e Filha De Ninguém), Cho Yeo Jeong, Choi Woo Shik (Okja e Invasão Zumbi), Park So Dam, Lee Jung Eun e Chang Hyae Jin. E na Direção está: Bong Joon Ho (Okja e Expresso Do Amanhã). Excelente Filme!!!!
Assista Que Você Não Vai Se Arrepender!!!!
Nota: 10!!!!
Status do Filme: Já nas Locadoras e Disponível em Plataformas Digitais e no Max

Gênero: Drama/Suspense
Duração: 132 Minutos [2h12]

Informações do DVD:
Idioma do Filme em: Coreano
Legenda e Menu Interativo do Filme em: Português
Formato de Tela: WideScreen Anamórfico 2.39
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: 5.1 Dolby Digital

Informações do Blu-ray:
Idioma do Filme em: Coreano
Legenda e Menu Interativo do Filme em: Português
Formato de Tela: WideScreen Anamórfico 2.39
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: 5.1 DTS-HD MA
EXTRAS:
Trailer de Cinema
Entrevista com o Diretor

Informações do Blu-ray – Edição Definitiva Limitada – Dois Discos:
Acompanha Cards, Livreto e Pôster
Disco 1:
Versão de Cinema
Idioma do Filme em: Coreano
Legenda e Menu Interativo do Filme em: Português
Formato de Tela: WideScreen Anamórfico 2.35
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: DTS-HD MA 5.1 e LPCM 2.0
EXTRAS:
Cinemarden Especial sobre Bong Joon Ho
Céu e Inferno e Parasita: Um Diálogo, Por Fernando Brito
Featurettes Sobre a Produção
Entrevistas e Especiais
Cenas Excluídas

Disco 2:
Versão Preto e Branco
Idioma do Filme em: Coreano
Legenda e Menu Interativo do Filme em: Português
Formato de Tela: WideScreen Anamórfico 2.35
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: DTS-HD MA 5.1 e LPCM 2.0

Classificação Indicativa: 16 Anos
Inadequações: Violência (Atos Criminosos) e Conteúdo Sexual
Tema: Desigualdade

4 comentários em “Parasita”

Deixe um comentário