Tenet

Tenet

Um dos Melhores Filmes do Ano e Um dos Melhores Filmes de Ação/Ficção Científica do Ano. Trazendo uma história complexa e ambiciosa, Tenet traz o diretor Christopher Nolan no auge da técnica e traz sequências de ação impressionantes e grandiosas, ainda que o roteiro se torne confuso com o excesso de ambição e complexidade, o que deve torná-lo fascinante de assistir várias vezes.
Trazendo um protagonista envolvido em uma trama de espionagem que envolve inversão e temporalidade, Tenet tem em seu roteiro o seu ponto alto e o seu calcanhar de Aquiles: Trazendo conceitos complexos e fascinantes que nos faz tentar compreender a história e sua ambiciosa estrutura narrativa onde o roteiro busca explorar a história e suas ideias ao máximo e levá-la até às últimas consequências, onde concebe sequências de ação que exploram o conceito de inversão, em que o tempo parece rebobinar e até chegamos a ver os personagens andando normalmente enquanto o redor está invertido (e que são alguns dos melhores momentos do filme). Mas chega um certo ponto que a impressão que passa é que Christopher Nolan colocou diversas ideias e conceitos e não teve muita disciplina na hora de retirar excessos ou de explicar melhor alguns dos conceitos de forma mais clara, o tornando por vezes incompreensível e quase sucumbindo o filme com a sua ambição (algo que não acontecia no seu fantástico A Origem).
Já na direção, Nolan não decepciona e ele faz questão de nos deixar completamente imersos na história, conseguindo sustentar o ritmo do filme ao longo das suas mais de duas horas de duração e pontuando com sequências de ação absurdamente impressionantes e fantásticas, que trazem um senso de escala gigante (e que visto em IMAX, só ajuda a aumentar isso, aliás, se possível, assista o filme em IMAX para uma experiência extremamente imersiva e de tirar o fôlego, já que o filme foi quase todo rodado com câmeras IMAX) e que do ponto de vista técnico, são irrepreensíveis e narrativamente complexas, e que frequentemente me deixaram boquiaberto (o clímax do filme, além de tirar o fôlego, é empolgante e grandioso).
Tecnicamente impecável, Tenet traz efeitos especiais extraordinários, que mostram-se extremamente convincentes ao retratar os efeitos de inversão, que apesar de simples, são executados de forma impressionante e que nas mãos de Nolan faz parecer mágica (e fácil). Além disso, o design de som surge bombástico e explosivo, com ótimos efeitos sonoros e uma mixagem de som que embora aqui e ali quase afunde alguns dos diálogos e temas da trilha sonora em meio ao barulho, é fantástica em sua intensidade (que chegamos a sentir no peito). E a trilha sonora além de climática e extremamente pulsante, acerta ao trabalhar em conjunto com o design de som para compor a paisagem sonora do filme (e a sequência invertida do avião e o clímax são particularmente brutais nesse aspecto) e ainda traz uma excelente canção de Travis Scott nos créditos finais.
Sendo uma experiência cinematográfica arrebatadora, Tenet é um filmaço que exige múltiplas revisões e conta ainda com atuações muito boas (John David Washington mostra todo o talento que vimos em Infiltrado Na Klan e está sensacional como protagonista, trazendo imenso carisma e personalidade própria ao personagem, e que fascina ao percebermos como ele vai ganhando confiança ao longo do filme, Robert Pattinson é ótimo e muito competente em seu personagem, Elizabeth Debicki é ótima e convence da dor da personagem e do seu crescimento na história e Kenneth Branagh exala bem a vilania e ameaça do seu personagem, mas o ator fica perigosamente perto da caricatura que Nolan criou no roteiro), uma fotografia muito boa (que explora bem as locações e a escala da ação), um ótimo design de produção, uma montagem muito boa (que além de dar um ritmo excelente e nunca nos cansar, atinge o ápice no clímax eletrizante que acompanha dois grupos fazendo um movimento de pinça em tempos diferentes), enfim, é um ótimo filme. Altamente Recomendado. Vencedor do Oscar 2021 de Melhores Efeitos Especiais, foi também indicado na categoria de Melhor Design de Produção. No Elenco de Primeira do Filme está: John David Washington (Infiltrado Na Klan), Robert Pattinson (O Diabo De Cada Dia e O Farol), Elizabeth Debicki (Um Romance Nas Entrelinhas e As Viúvas), Dimple Kapadia (O Que o Coração Deseja e Amor á Beira-Mar), Michael Caine (Rei Dos Ladrões e dublou Gnomeu e Julieta 1 e 2) e Kenneth Branagh (A Pura Verdade e Assassinato No Expresso Do Oriente). E na Direção está: Christopher Nolan (Dunkirk e Interestelar). Ótimo Filme!!!!
Nota: 9!!!!
Status do Filme: Já nas Locadoras

Gênero: Ação/Ficção Científica
Duração: 150 Minutos [2h30]

Informações do DVD:
Idiomas e Legendas do Filme em: Português (Brasil), Inglês e Espanhol
Menu Interativo do Filme em: Inglês
Formato de Tela: Full Frame 1.78/2.20
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: Dolby Digital 5.1

Informações do Blu-ray – Dois Discos:
Disco 1:
Idiomas e Legendas do Filme em: Português – Brasil, Inglês, ADS-US e Espanhol
Menu Interativo do Filme em: Inglês
Formato de Tela: Full Frame 1.78/2.20
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: Inglês (DTS-HD MA 5.1) e Português – Brasil, ADS-US e Espanhol (Dolby Digital 5.1)

Disco 2:
Idioma e Menu Interativo dos Extras em: Inglês
Legendas dos Extras em: Inglês, Português – Brasil e Espanhol
Formato de Tela: Full Frame 1.78
Tipo de Áudio: Dolby Digital 2.0
EXTRAS:
Observando o Mundo de uma Nova Maneira: Making Of Sobre Tenet
Trailers de Cinema

Classificação Indicativa: 14 Anos
Inadequações: Violência, Drogas Lícitas e Linguagem Imprópria
Tema: Ação/Suspense

3 comentários em “Tenet”

Deixe um comentário