Soul

Soul

Lançado Diretamente no Disney+ no Brasil e nos EUA. Um dos Melhores Filmes do Ano e Um dos Melhores Filmes de Animação/Aventura do Ano. O que é a vida? Será que estou vivendo como deveria?  Existe vida após a morte? Por que me sinto tão incapaz por vezes? Qual o meu propósito nessa vida? São perguntas intrigantes que certamente já nos perguntamos em algum momento da vida, algumas delas são impossíveis de responder. E ainda que não consigamos responder, viver a vida é uma experiência única, dia após dia, e que encontrar a beleza nas coisas é o que torna a vida ainda maior. Algo que Soul compreende e que é uma animação excelente, linda e tocante, que traz conceitos interessantes e reflexivos em sua história.
Narrando a história de Joe, que após um acidente surge no Além-Vida e tenta voltar à vida, Soul traz vivacidade em sua história logo em seus primeiros minutos, e quando entramos no Além-Vida, somos brindados com um visual surreal e abstrato que busca descortinar o que imaginamos que acontece no momento que falecemos e o que poderíamos encontrar além dessa vida, o que nos instiga a querer descobrir aquele universo e mais impressionante, nos faz acreditar na realidade apresentada (e o filme traz uma sequência visualmente espetacular da queda do protagonista em direção ao Pré-Vida).
Assim como a obra-prima Divertida Mente, Soul busca transmitir ideias complexas de formas simples e lúdicas, facilitando a nossa compreensão da história e do universo apresentado. Universo este que dá vontade de explorar mais ainda, e cuja imaginação constantemente nos surpreende (afinal, é um filme da Pixar né?), e seus conceitos abstratos (ou espirituais) são trazidos de forma criativa pelo excepcional design de produção, como ao mostrar o conhecido caminho para a luz branca, o surgimento das almas perdidas ou a construção de nossas almas antes de nascermos, e o roteiro busca explorar bem os conceitos apresentados, mesmo que aqui e ali, fique com a impressão de que poderíamos ver mais coisas (ainda que isso seja mais para que roteiro não fique complicado demais).
Desenvolvido com um ritmo gostoso e leve, pontuado por boas piadas, Soul ainda guarda momentos surpreendentes de emoção genuína (uma marca registrada da Pixar) que nos pega de surpresa com a simplicidade com que provoca as lágrimas, guardando um desfecho belíssimo e que não só aquece o coração, como também a alma, e a beleza do filme é justamente sua linda mensagem: A de que devemos aproveitar a vida e viver cada segundo e cada momento, e que por vezes, o melhor propósito é viver.
Contando com uma animação absolutamente fantástica (algo normal vindo da Pixar, e que se destaca pela beleza da sua animação ao ressaltar as ideias visuais do seu roteiro, como o belo momento em que o protagonista “viaja” na sua música e o redor se altera, indicando seu estado absoluto de mergulho na sua Arte, assim como os conceitos visuais dos Zés vistos ao longo do filme, e também pela diferenciação de cada alma que vemos ao longo do filme, além disso, a cidade de Nova York nunca foi vista de forma tão linda e extremamente fotorrealista), uma ótima dublagem e direção (Jamie Foxx traz energia e vigor ao seu personagem, Tina Fey diverte com seu pessimismo e a atriz é ótima ao evidenciar o crescimento da personagem, Rachel House diverte com o jeito ranzinza e calculista de Terry, enquanto os dubladores dos Zés – como Alice Braga, Richard Ayoade e Wes Studi – transmitem bem uma aura elevada em tela), uma belíssima fotografia (que explora ao máximo a beleza dos cenários virtuais e da bela iluminação, como o lindo plano que vemos a cidade de Nova York à noite), uma trilha sonora muito boa (que traz a escolha atípica da dupla de compositores Trent Reznor e Atticus Ross para criar a trilha sonora, que aposta em temas belos e com um aspecto abstrato, que soa como algo elevado e de outro mundo, assim como as ótimas composições de jazz que surgem no filme), um excelente design de som (que complementa com a trilha sonora a atmosfera abstrata que vemos do mundo Além-Vida, e também do realismo do mundo real), enfim, é um filme excelente e maravilhoso. Altamente Recomendado. Vencedor de 2 Oscar 2021 nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha Sonora Original, foi também indicado na categoria de Melhor Som. No Elenco de Dublagem da Versão Legendada está: Jamie Foxx (Power e Luta Por Justiça), Tina Fey (Entre Vinho e Vinagre e Uma Repórter Em Apuros), Graham Norton, Rachel House (Encantadora De Baleias), Alice Braga (Os Novos Mutantes e A Cabana), Phylicia Rashad (Caixa Preta e Creed: Nascido Para Lutar 1 e 2) e Angela Bassett (Mãe e Muito Mais e dublou Bumblebee). E na Direção está: Pete Docter (Divertida Mente e Up – Altas Aventuras) e o Estreante Kemp Powers. Excelente Filme!!!!
Nota: 10!!!!
Status do Filme: Disponível no Disney+

Gênero: Animação/Aventura
Duração: 101 Minutos [1h41]

Classificação Indicativa: Livre
Inadequação: Violência Fantasiosa

5 comentários em “Soul”

Deixe um comentário