Anônimo

Anonimo

Lançado nos Cinemas nos EUA. Lançado Diretamente em Plataformas Digitais e em DVD no Brasil. Um dos Melhores Filmes do Ano e Um dos Melhores Filmes de Ação do Ano. Anônimo é um filme de ação excelente, divertido, empolgante e com sequências de ação absurdamente fantásticas.
Narrando a história de um homem comum de família que após um roubo dentro da sua casa, acaba despertando habilidades há muito adormecidas de seu passado, Anônimo traz uma história simples (e até mesmo, batida do gênero), mas que é executada à perfeição e de certa forma, nos faz lembrar da excelente franquia John Wick em diversos aspectos (inclusive, o roteirista deste Anônimo, Derek Kolstad, escreveu a trilogia do icônico personagem de Keanu Reeves), mas que sobrevive sozinha por trazer personagens e estilos diferentes. Trazendo um primeiro ato eficaz e objetivo em nos apresentar à rotina pacata do protagonista (através de uma montagem rápida e direta em apresentar os principais pontos da história), onde até mesmo sua reação diante do roubo por aqueles ao seu redor é bem executada dramaticamente, mas é quando a ação de fato começa, que o filme brilha (e como) e injeta uma dose de adrenalina ao espectador.
Mas vamos combinar: Ninguém procura uma história elaborada em um filme de ação, e seu pequeno fiapo de trama é a cola perfeita para as verdadeiras estrelas do filme: Suas sequências de ação. Remetendo ao estilo dos anos 70 e 80 com suas coreografias brutais e extremamente violentas, Anônimo se orgulha disso e o diretor Ilya Naishuller (do ótimo Hardcore: Missão Extrema) busca não só ressaltar a brutalidade da ação, como faz questão de fazer que o espectador aprecie a coreografia das lutas e tiroteios, sem nunca nos perder no meio da ação e evitando ao máximo a câmera trêmula, e conseguindo ainda nos empolgar de tão divertido que o filme é. E mais impressionante é que o filme não se torna cansativo com a ação e jamais afrouxa o ritmo quando a ação começa (salvo seus pequenos momentos de respiro na narrativa), e melhor que tudo o que nos foi apresentado de ação até então (que já é muito bom), seu terceiro ato entrega o que há de melhor de ação no cinema contemporâneo e seu clímax faz jus à palavra, sendo de tirar o fôlego e elevando ainda mais a diversão e a adrenalina do filme.
Trazendo momentos pontuais de humor (como as reações de dois figurantes ao saber quem realmente é o protagonista) e abrindo margem para uma franquia em potencial, Anônimo é o tipo de filme de ação que parece andar em falta e é tudo que os fãs do gênero procuram: Um filme curto, objetivo, divertido, ágil, empolgante e sensacional, e espero ver mais do agora nem tão anônimo Hutch Mansell.
Contando com ótimas atuações (Bob Odenkirk, mais acostumado a dramas, surge completamente diferente do que estamos habituados a ver, e o ator surge como a escolha mais inesperada e ao mesmo tempo perfeita para o personagem, conseguindo nos convencer em seu olhar cansado da sua rotina pacata e o enorme vigor e habilidades que demonstra ao poder combater vilões e capangas, deixando escapar momentaneamente estar gostando de retornar à sua velha rotina do passado, como indicam seus dedos cruzados em uma cena, torcendo para que determinado personagem tome uma decisão que o levará para a ação, Alexey Serebryakov é competente como um vilão que surpreende por conseguir cantar em um bar para depois matar impiedosamente, e se Connie Nielsen pouco pode fazer com sua personagem, RZA e especialmente Christopher Lloyd – o eterno Doc Brown da maravilhosa trilogia De Volta Para o Futuro – roubam o filme para si quando este atinge seu ponto alto), uma boa fotografia (que adota um granulado bastante aparente, trazendo um ar mais brutal ao filme, e homenageando no processo a fotografia típica dos anos 70-80), uma ótima trilha sonora (que tem uma trilha instrumental eficiente, mas que traz uma escolha de canções bastante inspirada para embalar algumas das sequências de ação), ótimos efeitos especiais e sonoros, enfim, é um filme excelente. Altamente Recomendado. No Elenco do Filme está: Bob Odenkirk (Adoráveis Mulheres – 2020 e Casal Improvável), Connie Nielsen (3 Dias Para Matar e Mulher-Maravilha 1 e 2), RZA (Os Mortos Não Morrem e O Homem Com Punhos De Ferro 1 e 2), Alexey Serebryakov (Partida Fria e O Furioso) e Christopher Lloyd (Limites e Despedida Em Grande Estilo – 2017). Produzido por: David Leitch (produziu De Volta Ao Jogo 1,2 e 3 e dirigiu Velozes e Furiosos: Hobbs e Shaw e Deadpool 2) e Tobey Maguire (produziu Raça e Redenção e A Maratona De Brittany e atuou em O Dono Do Jogo e Refém Da Paixão). E na Direção está: Ilya Naishuller (Hardcore: Missão Extrema).
Nota: 9,5!!!!
Status do Filme: Já nas Locadoras e Disponível em Plataformas Digitais e no Netflix

PS.: Há uma cena adicional durante os créditos finais.

Gênero: Ação
Duração: 92 Minutos [1h32]

Informações do DVD:
Idiomas e Menus Interativos do Filme em: Português, Inglês e Espanhol
Legendas do Filme em: Português, Inglês SDH e Espanhol
Formato de Tela: WideScreen Anamórfico 2.39
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: 5.1 Dolby Digital
EXTRAS:
Cenas Excluídas
Hutch Bate Forte
Esmiuçando a Ação
Apenas um Anônimo
Comentários em Áudio

Informações do Blu-ray:
Idiomas e Menus Interativos do Filme em: Português, Inglês e Espanhol
Legendas do Filme em: Português, Inglês SDH e Espanhol
Formato de Tela: WideScreen Anamórfico 2.39
Seleção de Cenas
Tipo de Áudio: Inglês (Dolby Atmos) e Português e Espanhol (7.1 Dolby Digital Plus)
EXTRAS:
Cenas Excluídas
Hutch Bate Forte
Esmiuçando a Ação
Apenas um Anônimo
Comentários em Áudio

Classificação Indicativa: 18 Anos
Inadequações: Violência Extrema, Drogas e Linguagem Imprópria

3 comentários em “Anônimo”

Deixe um comentário