Greyhound – Na Mira Do Inimigo

GreyhoundNaMiraDoInimigo

Lançado Diretamente no Apple TV+ no Brasil e nos EUA. Um dos Melhores Filmes de Ação/Suspense do Ano. Greyhound – Na Mira Do Inimigo é parcialmente prejudicado pelos seus efeitos especiais irregulares, mas é um filme tenso, enxuto e muito bom.
Narrando a história real de um capitão da Marinha liderando um comboio que está sendo perseguido por submarinos nazistas, Greyhound – Na Mira Do Inimigo traz uma narrativa tensa e objetiva que me remeteu os excelentes Dunkirk e 1917, justamente por focar na experiência que perdura ao longo de todo o filme, e que acerta na objetividade da história e do seu protagonista. E se o filme carece de trazer algum respiro na movimentada narrativa (quando pensamos que o filme vai dar uma pausa, algo já acontece para movimentar a história) ou mesmo de tornar os vilões mais caricaturais (facilitando a nossa torcida pelo protagonista e sua tripulação), o roteiro também se mostra bastante preocupado com a autenticidade, investindo em passagens que mostram detalhadamente todo o processo antes de dispararem qualquer coisa do navio, onde pontualmente acaba cansando pelo excesso de detalhes informados. De toda forma, é um filme que jamais afrouxa o ritmo da narrativa e nos deixa tensos do início ao fim.
No entanto, há um elemento que prejudica de certa forma a imersão na história: Seus efeitos especiais se mostram bastante irregulares, e são diversas as vezes que notamos que os personagens estão em cenários digitais (especialmente quando estão do lado de fora do navio), percebe-se que falta um pouquinho de acabamento para se tornarem totalmente convincentes. No entanto, passagens totalmente digitais se mostram bem melhores por não contarem com elementos humanos que nos faça perceber a sua artificialidade, e neste aspecto, a animação da água se mostra impecável e convincente (os flocos de gelo também são um bom detalhe da equipe de efeitos especiais), enquanto elementos digitais como submarinos e navios distantes são muito bem realizados. Pelo menos, o design de som é excepcional e imersivo, que realmente nos mergulha dentro do filme e nos faz sentir parte da tripulação, onde ouvimos desde os detalhes dos ruídos do maquinário em todo o palco sonoro, o intenso som do submarino inimigo aos gritos distantes dos tripulantes, e claro, seus efeitos sonoros para as explosões e tiros são intensos.
Contando ainda com boas atuações (Tom Hanks é excelente, como de hábito, onde busca tornar seu capitão o mais humilde possível – como os frequentes agradecimentos pelo bom trabalho dos seus subordinados -, e também bastante inteligente e rápido no raciocínio enquanto Elisabeth Shue faz pouco mais que uma ponta glorificada, embora funcione como uma âncora para o protagonista), uma direção competente (que constrói bem sua narrativa tensa e urgente, realizando um bom trabalho na condução das sequências de ação), uma boa fotografia (que se destaca pelos planos que retratam a dimensão das batalhas, e ainda traz um plano memorável que sai de dentro do navio do protagonista e vemos todo o campo de batalha marítimo em um plano geral que vai subindo em direção às nuvens e o céu em aurora boreal, com as nuvens retratando as explosões lá embaixo), uma trilha sonora muito boa (que além dos seus ótimos temas cheios de ação e tensão, se destaca nos momentos mais emocionais da história), enfim, é um ótimo filme. Recomendado. Baseado no Livro de C.S. Forester. Indicado ao Oscar 2021 de Melhor Som. No Elenco do Filme está: Tom Hanks (Finch e Relatos Do Mundo), Stephen Graham (Venom: Tempo De Carnificina e O Irlandês), Rob Morgan (A Fotografia e Luta Por Justiça) e Elisabeth Shue (Desejo De Matar – 2018 e A Guerra Dos Sexos). E na Direção está: Aaron Schneider (Segredos De Um Funeral).
Nota: 9!!!!
Status do Filme: Disponível no Apple TV+

Gênero: Ação/Suspense
Duração: 92 Minutos [1h32]

Classificação Indicativa: 12 Anos
Inadequação: Violência

Deixe um comentário