Encontros

Encontros

Lançado Diretamente no Amazon Prime Video no Brasil e nos EUA. Encontros consegue prender a atenção e traz uma ótima atuação de Riz Ahmed, mesmo que a serviço de um filme falho em suas intenções.
Narrando a história de um homem que resgata seus filhos de uma invasão alienígena para levá-los a um abrigo, Encontros constrói bem a base da sua história em seu primeiro ato, que é eficaz em criar um clima de tensão, mesmo que não saibamos exatamente o porquê de estarmos ansiosos. E o diretor Michael Pearce se sai muito bem ao criar uma atmosfera de incerteza, usando de um design de som fantástico para causar incômodo absoluto (e os sons extremamente detalhados dos insetos que por vezes são utilizados de forma abstrata e distorcida pela trilha sonora ajudam a aumentar esse incômodo, e a sequência do mercado é um dos pontos altos já que usa dessa abordagem para criar a sensação de que qualquer um pode ser um alienígena) e de uma fotografia carregadíssima e visualmente interessante para nos mergulhar na história.
Mas aí a partir do segundo ato, o filme traz uma reviravolta que muda toda a sua base, mas que ao invés de surpreender, causa estranhamento já que a conversão do filme provoca uma mudança de gênero, e fazer isso exige um talento absurdo, e Michael Pearce não é Bong Joon Ho (que fez um trabalho brilhante no fantástico Parasita, que também saltava entre gêneros ao longo de sua duração). Acredito que essa mudança (mesmo que justificada para inicialmente nos ancorar na mente do protagonista), parece haver uma intenção de criar uma situação extrema que nos leve a torcer pelo protagonista, apenas para nos fazer questionar nossa própria moralidade diante do que acontece (além de trazer um forte paralelo com a pandemia da Covid-19). Claro, aqui e ali o filme se mostra eficiente (e uma sequência de ação se mostra muito bem conduzida e econômica em sua montagem, e que traz efeitos sonoros que ressaltam a dissociação da realidade do protagonista e sua mente presa à guerra) e consegue trazer pontualmente momentos emocionantes entre pai e filhos, mas quando vemos o todo, percebemos uma série de momentos isolados que funcionam bem, mas que vistos em conjunto não parece criar algo coeso.
Contando com ótimas atuações (Riz Ahmed é excelente e é perfeito em evocar a sua paranoia e medo constantes e seu amor imensurável pelos filhos, assim como o turbilhão de emoções que passa ao longo do filme, Octavia Spencer é ótima e convence em sua vontade de ajudar, Rory Cochrane é eficaz ao criar um homem que evoca um cansaço notável do trabalho e que revela a partir disso a sua experiência rotineira, enquanto as crianças Lucian-River Chauhan e Aditya Geddada estão perfeitas e surgem extremamente convincentes e adoráveis), ótimos efeitos especiais (que trazem um uso mais contido, e a sequência inicial mostrando a invasão de um parasita alienígena é visualmente interessante), uma trilha sonora evocativa (e que faz um bom trabalho na mudança de gênero do filme), enfim, é um filme que parece estar no lugar certo, mas que não se encontra direito. No Elenco do Filme está: Riz Ahmed (O Som Do Silêncio e Os Irmãos Sisters), Octavia Spencer (Esquadrão Trovão e Convenção Das Bruxas – 2020), Lucian-River Chauhan, Aditya Geddada e Rory Cochrane (Espíritos Obscuros e Hostis). E na Direção está: Michael Pearce (A Fera – 2017).
Nota: 7!!!!
Status do Filme: Disponível no Amazon Prime Video

Gênero: Drama/Suspense
Duração: 108 Minutos [1h48]

Classificação Indicativa: 14 Anos
Inadequações: Violência, Temas Sensíveis e Linguagem Imprópria

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