Pânico 6

Um dos Melhores Filmes do Ano e Um dos Melhores Filmes de Suspense do Ano. Depois da excelente revitalizada e do imenso sucesso de Pânico há pouco mais de um ano, nada mais justo que trazer o Ghostface de volta, e Pânico 6 não apenas supera o anterior, como se revela um dos melhores e mais subversivos da franquia.
Trazendo o grupo sobrevivente do anterior desta vez morando em Nova York até que Ghostface retorna para caçá-los, Pânico 6 busca subverter nossas expectativas frequentemente começando logo na clássica morte inicial de uma maneira inesperada e surpreendente (onde a direção nos leva ao limite da tensão ao prolongá-la por muito mais tempo e nos deixar inicialmente confusos), onde além de ser a primeira vez que a saga sai de Woodsboro, é também a primeira vez que a franquia não tem a icônica Sidney Prescott e felizmente, o novo filme consegue contornar esses desafios (e possíveis problemas) que poderia ter, já que as surpresas e novidades do filme (algumas nunca vistas na franquia) acabam prendendo a atenção e nos deixando sempre tensos com as muitas possibilidades que o roteiro busca explorar (mesmo que aqui e ali, seja irresistível não sentir a falta de Sidney, Gale e o saudoso Dewey). E tensão é o que não falta no filme, já que a direção da dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett (a mesma do anterior) concebem as sequências de perseguição com muita competência, tornando-as mais intensas e estendendo-as para o máximo efeito de tensão, como comprovam as sequências do mercadinho e da escada, e a minha favorita, a do metrô (que traz divertidas referências e máscaras de outros ícones do gênero).
Mantendo a história em movimento com boas surpresas e também ao manter a fórmula sempre eficiente da franquia em misturar whodunnit com slasher e a metalinguagem típica (que rende a ótima cena que estabelece o filme como uma franquia e suas respectivas regras, e que apesar de divertido, já não era uma?), dosando com as perseguições intensas e um ou outro momento mais dramático (qualquer citação a Dewey causa um pouco da dor que aquela morte causou), o filme ainda tem um clímax, que cria curiosos ecos temáticos com Pânico 2 e que não faz feio com os melhores da franquia e é de tirar o fôlego e deliciosamente satisfatório (apesar do roteiro trazer uma lista de suspeitos relativamente menor, logo, é um pouquinho mais fácil de adivinhar quem está por trás da máscara do Ghostface, e também por tropeços ocasionais na direção que deixam escapar quem é um dos possíveis assassinos).
Deixando uma parcela de questões em aberto (a mãe das garotas Carpenter permanece um mistério desde o anterior , além disso, o instante que Tara revela que gostou de matar o namorado e assassino do anterior – algo que ficou bem claro naquele filme -, e não ficarei surpreso caso estas questões venham a ter importância no futuro) e de algumas licenças dramáticas (por quanto tempo os personagens serão esfaqueados diversas vezes para depois milagrosamente sobreviverem?), Pânico 6 é mais uma comprovação de que a franquia ainda pode render filmes excelentes e eletrizantes.
Contando com ótimas atuações (Melissa Barrera, Jasmin Savoy Brown, Mason Gooding e Jenna Ortega retornam mais confortáveis em seus personagens e criam uma dinâmica bastante interessante, Dermot Mulroney é competente como um policial determinado, Jack Champion surge ocasionalmente inexpressivo, embora acabe melhorando conforme o filme se desenrola, e se Courteney Cox explora bem suas cenas como Gale, Hayden Panettiere retorna com sua adorável Kirby – para mim, uma das melhores personagens que a franquia já teve -, e a atriz está maravilhosa e quase rouba o filme), uma boa fotografia, uma excelente maquiagem (que impressiona nos momentos mais impactantes), uma eficiente trilha sonora, bons efeitos especiais e sonoros, enfim, é um filme excelente. Altamente Recomendado. Continuação de Pânico, Pânico 2, Pânico 3, Pânico 4 e Pânico. Baseado nos Personagens Criados por Kevin Williamson. No Elenco do Filme está: Melissa Barrera (Pânico – 2022 e Em Um Bairro De Nova York), Jasmin Savoy Brown (Pânico – 2022), Jack Champion (Avatar: O Caminho Da Água), Henry Czerny (Casamento Sangrento e Missão: Impossível 1 e 7), Mason Gooding (A Queda e Pânico – 2022), Liana Liberato (A Casa De Praia e Coração De Corredor), Dermot Mulroney (A Caminho Do Verão e Mamãe), Devyn Nekoda (Os Tênis Encantados), Jenna Ortega (X – A Marca Da Morte e Pânico – 2022), Tony Revolori (A Crônica Francesa e Convidados Sem Honra), Josh Segarra (seriado Mulher-Hulk: Defensora De Heróis – She-Hulk: Attorney At Law), Samara Weaving (Casal De Fachada e G.I. Joe Origens: Snake Eyes), Hayden Panettiere (O Falsificador e Pânico 4) e Courteney Cox (Minha Mãe e Eu e Pânico 1,2,3,4 e 5). Produzido por: Kevin Williamson (produziu Venom – 2005 e Pânico 2,3,4 e 5 e escreveu Amaldiçoados e Pânico 1,2 e 4). E na Direção está: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett (ambos diretores de Pânico – 2022 e Casamento Sangrento).
Nota: 9,5!!!!
Status do Filme: Disponível em Plataformas Digitais

PS.: Há uma cena adicional depois dos créditos finais.

Gênero: Suspense
Duração: 123 Minutos [2h03]

Classificação Indicativa: 18 Anos
Inadequações: Violência Extrema, Drogas e Linguagem Imprópria

4 comentários em “Pânico 6”

Deixe um comentário