Nove Dias

NoveDias

Um dos Melhores Filmes do Ano e Um dos Melhores Filmes de Drama do Ano. O que é a vida? Será que estamos sendo guiados por trás de cada uma de nossas decisões? Ou estamos apenas sendo observados por alguém onisciente? Queremos muito viver, mas por vezes não sabemos o caminho que devemos seguir, ou mesmo as próprias circunstâncias da vida não nos permite conseguir, podendo nos levar a outros caminhos. Será então que somos destinados ou mesmo escolhidos antes de nascermos ou tudo é simplesmente tão fora do nosso alcance que se torna inimaginável? A vida tem desses mistérios que somos capazes de questionar, mas que jamais teremos uma resposta. E Nove Dias compreende isso e se revela um filme denso, profundo e reflexivo, ainda que o roteiro decepcione em alguns aspectos.
Trazendo a história de um homem que entrevistará algumas almas humanas que poderão ter a oportunidade de nascer, Nove Dias surge como uma mistura de O Doador De Memórias com Soul, mas sem nenhum traço infantojuvenil de suas obras e mais adulta e densa (ainda que ambas as inspirações sejam eficazes em discutir seus temas), e com isso, o filme aposta em um ritmo lento e contemplativo (mas sem jamais tornar-se entediante), onde o primeiro ato consiste em criar em uma narrativa que nos envolve a partir de um protagonista que observa a vida das pessoas através de diversos monitores como uma espécie de anjo observador, e é aí que o filme nos instiga pela força dos seus temas e do estudo da humanidade, além do próprio mistério de todo o universo que o filme se ambienta, explorando as boas ideias que a trama tem.
No entanto, para uma história tão densa e profunda, o roteiro toma uma decisão extremamente equivocada (um tropeço gravíssimo e grande falha do filme) ao favorecer certo personagem dentro da trama, o que meio que anula qualquer possibilidade de suspense em tentarmos adivinhar quem será o escolhido, e embora seja tentado a acreditar que o roteirista e diretor brasileiro Edson Oda tenha tomado essa decisão para facilitar a representação física de um dos seus temas finais (otimismo e pessimismo), nenhum dos demais candidatos recebe o mesmo tratamento (e o motivo da exclusão deles não fica clara), o que seria perdoado caso os dois lados que o roteiro quer tratar tivessem o mesmo destaque, porém, mesmo quando o filme tenta equilibrar a balança no final, não dá de perdoar quando o personagem tem mais acesso que o outro e acaba tendo uma visão da vida que não tirou sozinho como um, e sim com uma ajudinha dos outros, o que para mim, é uma trapaça clara do roteiro (e até mesmo, do próprio processo em si).
Retratando que às vezes podemos reencontrar a beleza na vida através dos gestos e dos pequenos momentos (inclusive aqueles que parecem insignificantes), Nove Dias é um filme bonito e tocante, que certamente deve ser melhor apreciado a cada visita, e conta ainda com atuações muito boas (Winston Duke é ótimo em seu personagem ao projetar uma aura sábia e inteligente, como se soubesse de tudo sobre a vida, Benedict Wong está muito bem, como de hábito, surgindo como uma figura prestativa, enquanto Zazie Beetz e Bill Skarsgård são eficazes nas construções dos seus personagens), uma ótima direção (que se sai bem na construção de uma atmosfera quase etérea e meditativa, nos aproximando também da humanidade dos seus personagens), uma bela fotografia, um design de produção muito bom (que surpreende ao retratar a casa dos observadores como um local prático, especialmente em seus objetos de cena que incluem o uso de televisores antigos e equipamentos de videocassete), uma boa trilha sonora, enfim, é um filme muito, muito bom. Altamente Recomendado. No Elenco do Filme está: Winston Duke (Troco Em Dobro e Pantera Negra 1 e 2), Zazie Beetz (Vingança e Castigo e dublou Os Caras Malvados), Benedict Wong (Projeto Gemini e Doutor Estranho 1 e 2), Tony Hale (Abracadabra 2 e Apresentando Os Ricardos), Bill Skarsgård (John Wick 4: Baba Yaga e Noites Brutais), David Rysdahl (Sem Saída – 2022 e Emoções Reprimidas) e Arianna Ortiz. Produzido por: Spike Jonze (produziu Sinédoque, Nova York e Jackass 1,2,3 e 4 e dirigiu Ela e Onde Vivem Os Monstros). E na Direção está: Edson Oda.
Nota: 9!!!!
Status do Filme: Disponível em Plataformas Digitais e no Amazon Prime Video

Gênero: Drama
Duração: 124 Minutos [2h04]

Classificação Indicativa: 14 Anos
Inadequações: Violência, Temas Sensíveis e Drogas Lícitas

Deixe um comentário